domingo, 25 de março de 2012

Memorial Descritivo (Acadêmico)


MEMORIAL DESCRITIVO

  
André Luiz Regis Monteiro


I.          Identificação
Nome: André Luiz Regis Monteiro
Formação Atual: Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Engenharia Biomédica

II.         Graduação
Ingressei em março de 1988 no curso de Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica de Potência, na Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI, atualmente UNIFEI,  em Itajubá estado de Minas Gerais, sendo graduado em dezembro de 1992.
Durante meus cinco anos de estudo nesta universidade, além do curso regular, cursos extra-curriculares foram realizados. Realizei os seguintes cursos extra-curriculares: Introdução à Física dos Semicondutores ; Técnicas de Inteligência Artificial; Tópicos Complementares em Eletrônica e Fontes Chaveadas. Além disso, desenvolvi estágio no LACTEC em Curitiba-PR desenvolvendo um sistema de controle de velocidade para teste em um motor de grupo gerador. Outro estágio, foi feito na Usina Hidrelétrica de São Simão-GO, onde lá acompanhei o dia-a-dia dos Engenheiros em vários setores, conhecendo o processo de geração até a distribuição de energia. Durante a gradução participei de pesquisa orientada pelo professor José Goulart de Siqueira nominada – Desenvolvimento de Programa para Análise de Parâmetros Concentrados. No ciclo básico da graduação fui monitor de Álgebra Linear por dois semestres.

III.        Pós-Graduação
Ao finalizar minha graduação, investi imediatamente numa pós-graduação. Busquei oportunidade em Mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e também no Instituto de Energia Elétrica da Universidade de São Paulo – IEE/USP no curso de Engenharia Clínica. Fui aceito para participar em ambos, mas como o curso de Engenharia Clínica estava iniciando no país com fomento do Ministério da Saúde, optei pelo mesmo, postergando então, meu mestrado. Este curso, teve a coordenação executiva pelo Prof. Jean Albert Bodinaud. O Curso de Engenharia Clínica, teve início em março de 1993 com finalização em fevereiro de 1994 perfazendo 1642 horas divididas em salas de aula e estágios no Hospital Universitário da USP. Durante o curso de engenharia, dois amigos e eu, escrevemos artigo intitulado – Riscos de Choques Elétricos em Ambientes Hospitalares – com o objetivo em participarmos da XIII Semana Médica da Faculdade de Medicina de Itajubá-MG. Na data do evento, fui também o palestrante de nosso trabalho. Nosso trabalho, foi classificado como o melhor, sendo então, premiado em primeiro lugar. Este trabalho foi também publicado na revista Âmbito Hospitalar de número 70-01.95.
Em 1997, já em exercício da profissão, fui selecionado para o Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, nível Mestrado, em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, com ênfase em Engenharia Biomédica no Centro Tecnológico Federal do Paraná, atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, sob orientação do Prof. Dr. Paulo José Abatti, com conclusão em junho de 2000. Todo o projeto foi desenvolvido no laboratório de Biotelemetria da instituição. A dissertação teve como foco principal o desenvolvimento de um sistema de biotelemetria para transmissão de sinais de Eletrocardiografia.
Em 2001, realizei um curso de especialização em telecomunicações na Universidade Federal do Paraná, tendo como parceiro e fomentador o Instituto de Engenharia do Estado do Paraná.
Em 2007, realizei uma Pós-Graduação em Administração, com área de concentração em Gestão de Projetos em nível de Especialização. Este curso foi realizado na Faculdade de Administração e Economia – FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR, tendo sua finalização em 2009.

IV.       Atividades Profissionais
Iniciei minhas atividades profissionais no Hospital Universitário Evangélico em Curitiba, em setembro de 1994. Lá exerci o cargo de Engenheiro Clínico com foco e trabalho nos seguintes aspectos e realizações:
ü  Planejamento de manutenção preventiva para equipamentos biomédicos;
ü  Gerenciamento e manutenção dos equipamentos biomédicos e de infra-estrutura do Hospital Universitário Evangélico;
ü  Avaliação de especificações/desempenho de equipamentos na seleção de aquisição, recepção e operação;
ü  Planejamento e desenvolvimento de programas de capacitação de técnicos da área e de usuários de equipamentos;
ü  Supervisão dos serviços de metrologia e observância dos padrões de qualidade;
ü  Troca e reforma das cabines de força da subestação do Hospital (planejamento e coordenação da execução);
ü  Projetos elétricos e coordenação de execução em reformas no Hospital;
ü  Especificação técnica, cotação e negociação de equipamentos para reforma do Centro de Esterilização de Materiais (autoclaves, ultra-som, pasteurizadora);
ü  Reforma na central de vácuo hospitalar;
ü  Supervisão do sistema elétrico do Hospital e da Faculdade;

Ao final de 1994, passei em concurso do estado para ser professor na disciplica de eletrônica. Paralelamente às atividades do Hospital,  ministrei as aulas durante o ano de 1995, no Instituto Politécnico do Estado, atual Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba-CEEP, em período noturno. A disciplica constava de aulas teóricas e de laboratório, ambas sob minha responsabilidade. Em 1996, por ser contrato temporário, deixei o cargo e iniciei meu Mestrado como ouvinte.

Em 1997, fui convidado pela empresa Sismatec Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos Ltda, a coordenar o departamento de Engenharia da indústria. Iniciei minhas atividades em julho de 1997 e durante três anos que lá estive, fui promovido aos cargos que se seguem: Engenheiro Eletricista (07.97 a 03.99); Gerente Industrial (04.99 a 05.00); Gerente de Desenvolvimento (06.00 a 11.00). Durante este período, desenvolvi as seguintes atividades e conquistas:
ü  Gerenciamento do Departamento de Engenharia de Projetos e Produção Industrial;
ü  Desenvolvimento de projeto (especificações técnicas) de unidade eletrocirúrgica baseado nas normas NBR IEC601-1 e IEC601-2-2 em parceria com CEFET PR;
ü  Representante da Direção para o Sistema de Gestão da Qualidade com implantação iniciada em outubro de 97 e finalizada em dezembro de 98. Empresa auditada pela TÜV Reihland em 23.12.98 obtendo a certificação ISO9001;
ü  Negociação com a empresa norte-americana ARTROMICK INTERNATIONAL para a distribuição de equipamentos, sendo o responsável pela comunicação entre ambas (Sismatec & Artromick);
ü  Planejamento da Produção Industrial;
ü  Registro no Ministério da Saúde dos equipamentos fabricados;
ü  Responsável pelo Departamento de Assistência Técnica e suporte a Vendas e Suprimentos.

Especificamente, o projeto da unidade eletrocirúrgica, não foi concluído na minha gestão, pois deixei a companhia para novos desafios. No CEFET-PR (UTFPR-PR), participaram do projeto os Professores Doutores: Paulo José Abatti e Bertoldo Schneider Junior.
            Em 2000, após minha saída da Sismatec, iniciei atividades na área Corporativa da Brasil Telecom SA, atualmente Oi. Companhia deixada em janeiro de 2012. Nesta companhia exerci o cargo de Consultor Comercial, chegando a promoção Senior. Das atividades realizadas podemos citar:
ü  Consultoria / Solução em Telecomunicações para clientes corporativos de grande porte, públicos e privados;
ü  Fechamento de contratos e implantação de soluções em Telecomunicações para clientes;
ü  Prospecção de novos negócios;
ü  Desenvolvimento e estreitamento do relacionamento comercial com os clientes da carteira;
ü  Desenvolvimento de estratégias para garantir o atingimento dos resultados estabelecidos assim como acompanhamento da execução das mesmas;
ü  Acompanhamento de todos os processos relacionados às vendas;
ü  Identificação de ameaças e oportunidades do mercado;
ü  Gestão das informações relativas à carteira de clientes (funil de vendas, plano de contas e Wallet Share).
Durante minha vivência profissional no mercado privado, algumas atividades inerentes aos cargos ou necessidades específicas das companhias foram realizados. Dentre elas podemos citar:
ü  Manutenção e Operação de Autoclaves, Curso de - Lutz Ferrando Ótica e Instrumental Científico S/A - São Paulo SP – 40 horas - 1996
ü  Training Program in Drug Compliance, Dispensing, Administration, Packaging and Distribution Systems for Clinical Care – ARTROMICK INTERNATIONAL , COLUMBUS, OHIO, U.S.A. – 40 horas – 1998.

  
V.         Seminários e Publicações
Participei do Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde (FNCTS), realizado entre 18 e 22 de outubro de 1998. Neste Fórum estavam inclusos: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica e VI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde.
Durante este Fórum, apresentei em painél e publiquei no Anais do FNTCS o projeto: “Estudo de Viabilidade de um Sistema Biotelemétrico de Baixa Potência para Transmissão a Curta Distância de Sinais de Eletrocardiografia”.

VI.       Conclusão
Durante o período descrito, procurei estar sempre próximo da vida acadêmica, como professor ou como aluno. No exercício da profissão de educador, não pude suplantar meu desejo em estar mais presente e envolvido, uma vez que o mercado privado exigia forte presença e dele dependia para sustento familiar. Fui então, em busca do planejamento, a fim de conquistar a liberdade e alterar a rota com foco em uma vida acadêmica como docente. A educação e contribuição com a ciência, exige aperfeiçoamente constante e por isso planejo também a realização de um Doutorado e sua continuidade.

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